F

Últimas notícias

Eventos

'Madeira Classic Car Revival' conta com a presença de centenas de viaturas em exibição na Praça do Povo e áreas circundantes, num ambiente único e fantástico e constitui uma oportunidade singular para apreciar, na atualidade, os veículos de outros tempos.
É um evento automobilístico anual, representativo da história dos veículos antigos e clássicos existentes na Região Autónoma da Madeira, designadamente automóveis, motos e bicicletas produzidos até 1980.

Organizado pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, esta mostra automobilística tem por objetivo premiar, através dos concursos de Elegância, Restauro e Originalidade, os melhores e mais belos exemplares.

Local: Funchal
Próxima edição: maio 2021


A ‘Rampa dos Barreiros’, realizada na cidade do Funchal, ocorreu no ano de 1935.
A prova decorreu no dia 30 de dezembro e foi organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), em estreita colaboração com o Club Sports Madeira, com o intuito de promover o automobilismo na ilha. Além disso, contribuiu para enriquecer as festas do fim-do-ano. Constituiu a primeira prova automobilística no arquipélago da Madeira.
A participação dos pilotos do continente aconteceu a convite do ACP. Por sua vez, o Clube Sports Madeira inscreveu os pilotos locais.
Do continente estiveram presentes três grandes corredores nacionais: Ribeiro Ferreira, Jorge Monte Real e António Guedes Herédia.
O percurso da Rampa iniciou-se no centro do Funchal, passando a sul do hotel Savoy, junto ao Clube inglês (atualmente Quinta Magnólia) e terminou no estádio dos Barreiros, que, na altura, tinha piso de terra.


Nos anos 90, o Clube de Automóveis Clássicos da Madeira passou a reeditar a Rampa dos Barreiros, procurando homenagem-la e oferecendo, simultaneamente, aos entusiastas dos veículos clássicos, a oportunidade de competir no coração da cidade do Funchal. 

Local: Funchal
Próxima edição13 de dezembro de 2020 (cancelado)

Classic Sunday

O 'Classic Sunday' realiza-se todos os domingos, das 11h00 às 13h00, cada um dedicado uma nacionalidade diferente.
No 1.º domingo de cada mês, a exposição acolhe viaturas produzidas no Reino Unido; no 2.º domingo, são viaturas oriundas de França; no 3.º, são originárias da Alemanha; e, no último domingo, são viaturas feitas em Itália.

E, quando o calendário permite um quinto domingo, o 4.º domingo passa a ser organizado pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, sem nacionalidades definidas, aberto a todos os sócios, passando o 5.º domingo a ser com viaturas italianas.

Local: Funchal - Estrada Monumental - Passeio do VidaMar
Próxima edição: Todos os domingos


Destinado a viaturas produzidas até 1947, este evento, iniciado em 2014, evoca, todos os anos, a primeira circulação automóvel na ilha da Madeira. Uma peripécia protagonizada pelo cidadão inglês Bernard Harvey Foster, aquando da sua estadia na Madeira, em 1904, para o gozo de férias durante seis meses. O evento é organizado pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira.

LocalFunchal - Câmara de Lobos - Funchal
Próxima edição26 de julho 2020 (cancelado)

Clássicos na Magnólia

LocalFunchal - Quinta Magnólia
1.ª edição decorreu no dia 19 de setembro 2020

Iniciado em 2012, trata-se de um encontro anual, reservado aos sócios do Clube, envolvendo uma concentração nas instalações do Clube e um passeio pela Região Autónoma da Madeira, incluindo uma confraternização que ocorre, em regra, fora da cidade do Funchal.

Local: Região Autónoma da Madeira
Próxima edição: -

100Milhas

Prova de regularidade, iniciada em XX, promovida, anualmente, pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, faz percorrer, as viaturas clássicas, pelas estradas regionais, num percurso aproximado de 100 milhas. 

Local: Região Autónoma da Madeira
Próxima edição: 4 de julho 2020 (já realizado)

Prova de regularidade, iniciada em XX, promovida, anualmente, pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, envolvendo percursos diversos ao longo de toda a Ilha da Madeira.

Local: Região Autónoma da Madeira
Próxima edição: 12 e 13 de setembro de 2020 (realizado)

Rally Madeira Legend

A prova é promovida pelo Clube Sports Madeira - CSM e resultou do Programa Oficial das comemorações da 60.ª edição do Rali Vinho Madeira. Em 2019, ao completar sessenta anos do Rali mais antigo da Europa, o CSM promoveu o Raly Histórico - Volta à Ilha. Tratou-se de uma edição única e que permitiu evoluir para o formato consubstanciado no Rally Madeira Legend. 

Local: Região Autónoma da Madeira
Próxima edição: 2021

Monte de Clássicos

A exposição ‘Monte de Clássicos’ teve início em 2015. É um evento anual com o qual a Junta de Freguesia do Monte pretende valorizar as pessoas e o património da freguesia, de modo a dar mais vida ao Monte.
O evento reúne no Largo da Fonte dezenas de veículos, de diferentes marcas, datados entre 1928 a 1992.

Local: Largo do Monte
Próxima edição: - 

O evento ‘Drive It Day – Clássicos da Revolução' é organizado pelo Domingo Clássico Madeira, em colaboração com a Junta de Freguesia de Machico. Tem como único e exclusivo objetivo, a organização anual, em abril, de uma exposição de viaturas clássicas e pré-clássicas. Este ano, excionalmente, devido à pandemia, irá decorre em agosto.

Local: Machico – Fórum Machico
Próxima edição: 16 de agosto 2020 (realizado)



O evento ‘Encontro de carros antigos doo Faial', é organizado desde 2016 pela Junta de Freguesia do Faial.

Local: Faial, junto ao Polidesportivo (perto da ponte velha)
Próxima edição: -

Clássica do Caminho dos Pretos

A “Clássica do Caminho dos Pretos”, é uma prova anual organizada pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira.
Decorre entre a zona de S. João Latrão e o Terreiro da Luta, numa extensão de 6,950 km, com duas passagens para cada lado do percurso.  A prova é composta por viaturas construídas entre os anos de 1960 e 1990.

Rally Oeste

O ‘Rally Oeste’, organizado pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira teve a primeira edição em 2019, sendo então chamado ‘Oeste Classic Rally’. 

A prova tem início e fim no concelho da Ponta do Sol, na ilha da Madeira.

Madeira Classic Challenge

Madeira Classic Challenge’ é a denominação da competição desportiva, particular, organizada pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira (CACM).
Trata-se de uma competição de provas de regularidade histórica, destinado a condutores e navegadores, composto por um conjunto de cinco provas, organizadas pelo CACM.

Madeira Auto Parade

O Madeira Auto Parede é um evento de carros clássicos que se realizou em anos anteriores no âmbito da Festa da Flor.


Reid's Palace Classic Auto Show

Iniciado em 2012, consolidou-se como o evento de maior dimensão e referência para as viaturas antigas e clássicas na Região Autónoma da Madeira, considerando a exposição e os concursos de restauro, elegância e originalidade. Deu origem, em 2016, ao Madeira Classic Car Revival. 

Local: Funchal


Clássicos do Sol

Evento realizado anualmente entre 2007 e 2013, constituiu um evento que permitiu a descentralização desta oferta cultural na Região Autónoma da Madeira, concretizando-se na Vila da Ponta do Sol. 

Local: Vila da Ponta do Sol


Organizado pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira e pelo Diário de Notícias, com o apoio do Clube Sport Madeira, ocorreu de 1988 a 1993, em várias edições e marcou, definitivamente, a realidade local, naquilo que respeita à competição de automóveis clássicos. Durante a sua vigência, foram inúmeros os participantes oriundos da Região Autónoma da Madeira, de Portugal Continental e de vários países europeus.

Local: Região Autónoma da Madeira

Sem comentários