F

Últimas notícias

Definições de clássicos & outros



Qual a definição de Veículo Histórico? 
De acordo com a definição da FIA / FIVA e aceite pela Comissão Europeia, que progressivamente irá sendo adotada pelos diversos países, os Veículos Históricos são veículos de estrada acionados mecanicamente que têm, pelo menos, 30 anos de idade, sendo conservados e mantidos em condições corretas de um ponto de vista histórico, não sendo utilizados como meio de transporte do dia-a-dia e que fazem, por essa razão, parte da herança técnica e cultural.

Qual a definição de Veículo Antigo?
Designação que se refere à idade do veículo em causa. É uma classificação puramente objetiva, mas que se tem revelado insuficiente, à medida que o critério da idade permitiu uma abrangência cada vez maior de veículos. A palavra “antigos” foi a escolhida quando começaram a surgir as primeiras manifestações no sentido de preservar veículos obsoletos em termos tecnológicos, mas de valia histórica ou afetiva.

Qual a definição de Veículo Clássico?
É de todas, a definição mais abrangente. Por clássico entende-se algo que não passa de moda, devido às suas características intrínsecas de qualidade (técnica, estética), pela sua importância histórica, raridade (ou exclusividade) e, mesmo, pela sua relevância afetiva (carisma). Aqui, a idade conta muito pouco, ou mesmo nada, já que existem automóveis e motos em produção atual que podem ser incluídos nesta categoria – dois exemplos: os Morgan e as Bimota.
Alguns dos veículos que podemos abranger nesta classificação serão antigos apenas dentro de algumas décadas, outros poderão até vir a ser considerados históricos, mas todos são extraordinários pela forma como se distinguem da produção corrente de veículos motorizados.
O conceito “Clássico” aplicado a veículos generalizou-se com o aparecimento, em 1973, da revista inglesa “Thoroughbred & Classic Cars”.


Quais as categorias FIVA de Veículos Históricos?

Classe A – Pioneiros
Veículos construídos antes de 31 de dezembro de 1904

Classe B – Veteranos
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1905 e 31 de dezembro de 1918

Classe C – Vintage
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1919 e 31 de dezembro de 1930

Classe D – Pós-Vintage
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1931 e 31 de dezembro de 1945

Classe E – Pós-Guerra
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1946 e 31 de dezembro de 1960

Classe F
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1961 e 31 de dezembro de 1970

Classe G
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1971 e o limite dos representantes FIVA (em geral 25 anos)

Clássicos do Futuro (ou Pré-Clássicos)
Veículos com mais de 20 anos (Classificação ACP Clássicos)

Sem comentários