F

Últimas notícias

Grécia recupera clássicos da monarquia

Os veículos clássicos da monarquia grega em recuperação
(créditos Ministério da Cultura)

O Governo grego está a proceder ao restauro completo dos carros clássicos que pertenceram à antiga família real da Grécia. Trata-se de um ambicioso projeto do Ministério da Cultura com o intuito de reviver o antigo palácio de verão em Tatoi, no norte de Atenas.

Os veículos, incluindo 8 carros e 2 triciclos elétricos, foram submetidos recentemente a trabalhos de preservação por uma equipa de conservadores do Ministério da Cultura para a remoção de poeira e detritos após um longo período de armazenamento dentro de um curral de gado.

Os veículos da antiga família real são de particular interesse como objetos que representam a tecnologia da primeira metade do século XX. São igualmente exemplos excecionais de carros de luxo daquela época e têm importância histórica significativa, pois estão associados aos antigos reis e rainhas da Grécia e a importantes personalidades internacionais e momentos da história recente do país.

Nesse contexto, o Departamento de Conservação do ministério está trabalhando para aumentar a consciencialização do público sobre as questões de manutenção de objetos tecnológicos, visando tanto o público em geral quanto os amantes de carros.

(fotografia Ministério da Cultura)

Os veículos incluem 1 Rolls-Royce Phantom III de 1938; 1 Rolls-Royce Silver Wraith de 1959; 1 Rolls-Royce Silver Cloud III de 1964; 1 cupê Rolls-Royce de 1965; 2 TDs de 1952 MG; 2 carros 1958 FIAT 500 Spider Elegance. Dois triciclos Victor Electri-car completam a coleção.

Após a restauração, os veículos serão exibidos nas instalações da antiga propriedade do palácio de Tatoi, que também está passando por uma restauração completa.


Sem comentários