F

Últimas notícias

Troféu Madeira Classic Challenge - 2021

(créditos: Clube de Automóveis Clássicos da Madeira

Inscrições no Troféu, organizado pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira.

Através do endereço de e-mail: 2013cacm@gmail.com

Telefone: 291 63 61 24


Regulamento

(créditos: Clube de Automóveis Clássicos da Madeira

I

Organização

a) – Competição

Artº. 1 - O Clube de Automóveis Clássicos da Madeira organiza no ano 2021 uma competição desportiva, particular, denominada Madeira Classic Challenge - 2021.

 

1.1   - O Troféu Madeira Classic Challenge – 2021 é uma competição de provas de regularidade histórica, destinado a condutores e navegadores, composto por um conjunto de cinco provas, organizadas pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira.

 

1.2   - Eventuais casos não previstos por este regulamento, bem como todas as eventuais dúvidas originadas pela sua interpretação, serão analisadas e decididas pela Comissão Organizadora do Troféu Madeira Classic Challenge - 2021.

1.3 - A Comissão Organizadora do Troféu Madeira Classic Challenge – 2021
é assim constituída:

António Jorge Câmara Martins

Luís Filipe Guerreiro de Brito

Paulo Jorge Vaz Ramos de Almeida

Artº. 2 - As provas que integram o Troféu Madeira Classic Challenge - 2021,
no total de 5 (cinco) são as seguintes:

Ø  100MILHAS

Ø  Volta à Madeira Classic Rally

Ø  Clássica do Caminho dos Pretos

Ø  Rally Oeste

RRampa dos Barreiros

(Datas de acordo com o Calendário Desportivo Regional)

2.1 - O Troféu Madeira Classic Challenge – 2021 só terá efetividade, desde que se realizem, no mínimo, quatro das cinco provas referidas neste artigo.

2.2 - Por motivos de força maior, a comissão organizadora poderá propor a substituição ou alteração de data de qualquer uma das provas.

2.3 – Por motivos de força maior, a comissão poderá ver-se obrigada a cancelar algumas provas e neste caso contará o mínimo de três provas em que os concorrentes tenham participado, para atribuir o título.

b) – Automóveis admitidos

Artº. 3 - Às provas do Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, serão admitidas viaturas das categorias: D, E, F, G e H.

3.1 - Dada a especificidade de cada prova, em cada uma delas só serão admitidas as categorias descritas no seu regulamento particular de cada prova.

3.2 - A montagem e utilização de qualquer aparelho de medida de distância para lá dos que equipam de origem o veículo, será regulamentada para cada prova.

c) – Condutores e Navegadores ou Concorrentes

Artº. 4 - Em cada prova do Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, serão admitidos condutores com carta de condução. E, condutores e navegadores, com ou sem licença desportiva. Aconselhamos a licença desportiva NACIONAL D ou superior.

Art. 4.1 - Por determinação da FPAK e de acordo com o disposto no Artº. 12 e 13 do decreto-Lei 291/2007 de 21/08, por ocasião da inscrição para a primeira prova do ano em que participe, ao condutor e ao navegador, será cobrado o valor de dez euros (10,00€), correspondente ao seguro anual individual de responsabilidade civil. O concorrente pode participar nas provas que entender no país. Exceção feita aos portadores de qualquer licença desportiva, porque, já inclui este seguro de responsabilidade civil.

4.2 - Uma equipa será obrigatoriamente constituída por dois elementos, que serão designados por condutor e navegador. De prova para prova, os condutores poderão ser acompanhados por navegadores diferentes.

4.3 - Poderá alinhar como navegador, qualquer pessoa com idade superior a 18 anos, ou superior a 16, desde que, devidamente autorizado pelos progenitores ou pelo seu tutor.

4.4 - A bordo do veículo e, durante a prova de estrada, apenas podem permanecer o condutor e o navegador. Caberá ao condutor designado no Boletim de Inscrição, assumir todas as obrigações e responsabilidades, que incumbem na totalidade, solidariamente e indivisas.

4.5 - Para que a classificação de um condutor numa prova seja pontuável para o Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, este tomará o compromisso formal de conduzir em exclusividade o automóvel inscrito durante a totalidade da prova. Podendo excecionar-se os sectores de ligação.

4.6 - Todo o condutor, que durante uma competição não puder, por motivo de força maior, respeitar o compromisso, que se refere no presente artigo, deverá comunicar tal facto, por escrito, à organização da prova, antes da afixação da classificação final oficial da mesma. Não havendo qualquer penalização por este ocorrido.

4.7 - Todo o condutor, que faltar ao compromisso referido no presente artigo ou que não cumpra o disposto nos parágrafos anteriores, a sua classificação poderá ser considerada para efeitos de cada prova, mas, não será considerada para efeitos do Troféu Madeira Classic Challenge - 2021.

II

Realização das competições

a) – Provas de Estrada

Artº. 5 - O percurso comum das provas de estrada será obrigatoriamente em piso estabilizado, composto por sectores de ligação e sectores de classificação.

5.1 - Após as verificações iniciais, os automóveis participantes não ficarão em parque fechado. Todavia, os organizadores podem criar um Parque de Partida no qual as equipas deverão colocar os seus veículos, segundo o horário da prova constante do respetivo Regulamento Particular.

5.2 - As viaturas poderão ser assistidas durante a prova.

5.3 - O Organizador divulgará o troço de aferição.

5.4 - O condutor está obrigado a cumprir, sempre, o Código de Estrada.

b) - Provas

Artº. 6 - O Road Book e a Carta de Controlo, serão entregues de acordo com o programa de cada prova.

6.1 - As tabelas de médias das provas de regularidade podem ser fornecidas como anexo ao Regulamento Particular da Prova, fazendo parte integrante do Road Book, ou da Carta de Controlo.

c) – Taxa de Inscrição

Artº. 7 – Para que um condutor possa pontuar para o Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, terá de se inscrever nesse sentido, e proceder ao pagamento simbólico de 25,00€. Esta inscrição terá de acontecer antes da realização da primeira prova a participar, e será concretizada com a entrega da ficha anexa na sede do Clube de Automóveis Clássicos da Madeira com o respetivo recibo. Só os navegadores de condutores inscritos, pontuam nas provas em que participam. A inscrição em cada uma das provas pontuáveis para o Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, é da responsabilidade do condutor e deverá ser feita pelos interessados junto da entidade organizadora - Clube de Automóveis Clássicos da Madeira -, nos prazos estipulados nos respetivos regulamentos particulares.

d) – Inscrições no Troféu

Artº. 8 - A elaboração da lista de inscritos das provas do Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, englobará, sem distinção, todas as diferentes categorias de veículos admitidos a participar, e a sua ordenação será deixada ao critério do Organizador.

III

Classificação

Artº. 9 - Para a classificação final do Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, serão considerados todos os resultados obtidos pelo condutor e pelo navegador, excluindo-se o seu pior resultado, no caso da realização das cinco provas, se for menos, contarão todos os pontos.

9.1 - Para a classificação no Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, serão considerados em cada prova, a classificação geral oficial.

9.2 - Para poder ser classificado no Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, cada concorrente deverá alinhar à partida, no mínimo em quatro provas das cinco constantes no quadro referido no Artigo 2, ou três, no caso de apenas se realizarem quatro das provas programadas. Exceção para o ponto 2.3.

9.3 - A não participação em uma prova, não poderá equiparar-se à pontuação a excluir.

Artº. 10 - Tendo em atenção o disposto no ponto 4.1 do presente regulamento, em cada prova, o condutor e o navegador obterão os pontos, consoante o lugar atribuído na classificação final oficial da prova em que participaram, a saber:

1º - 25 Pontos 6º - 10 Pontos 11º - 5 Pontos

2º - 20 Pontos 7º - 9 Pontos 12º - 4 Pontos

3º - 17 Pontos 8º - 8 Pontos 13º - 3 Pontos

4º - 14 Pontos 9º - 7 Pontos 14º - 2 Pontos

5º - 12 Pontos 10º - 6 Pontos 15º - 1 Ponto

10.1 - Para efeitos de cálculo da pontuação final de cada prova, os pontos da tabela acima, serão multiplicados pelo coeficiente, que lhe é atribuído na tabela abaixo:

Prova Coeficiente

Ø  100MILHAS 2

Ø  Volta à Madeira Classic Rally 2,5

Ø  Rally Oeste 2

Ø  Clássica do Caminho dos Pretos 1,5

Ø  Rampa dos Barreiros 1

10.2 – Na prova em que for possível o mesmo condutor inscrever-se com mais do que uma viatura, apenas será considerada a pontuação referente à sua melhor classificação.

10.3 – Os pontos de um condutor e ou navegador inscrito no Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, mas que por alguma razão não participe em pelo menos 3 provas, não serão atribuídos a outros.

10.4 – A pontuação final de cada concorrente será dada pela soma das pontuações acumuladas nas diversas provas e controlos, bem como das penalidades sofridas, sendo o melhor classificado o concorrente com menor pontuação, dentro dos critérios abaixo definidos.

10.5 - Em caso de empate será decidido a favor do concorrente que, tenha efetuado mais controlos com zero pontos. Se este persistir, o desempate será a favor do concorrente com mais controlos com um ponto. Se persistir será, finalmente, como último critério, os concorrentes com o carro mais antigo.

10.6 – Nas provas onde no regulamento prevê as diversas modalidades de: Regularidade Absoluta; Regularidade por Sectores; Regularidade Sem Paragem; Regularidade à Figura e Regularidade Hectométrica, ou nas provas que a organização entenda, e para estabelecimento da pontuação que ditará a classificação final oficial, será aplicado um handicap, comummente usado em provas internacionais europeias, i.e. multiplicação por 1 ponto (dezena do ano de fabrico do carro).

Exemplos:

i) Um concorrente com um carro de 1960 e que tenha uma pontuação final numa prova de 130 pontos, ficará com 208 pontos na classificação final oficial (130x1.60=208);

ii) Com a mesma pontuação do exemplo anterior (130), mas para um carro de 1965 ficará com 214 pontos (130x1.65=214,5);

iii) No final de uma prova em que, o 1º classificado tem 125 pontos com um carro de 1972 (125x1.72=215) o 2º classificado tem 150 pontos com um carro de 1970 (150x1.70=255) e o 3º classificado tem 160 pontos com um carro de 1931 (160x1.31=209,6), significa que, a classificação final oficial será: 1º o carro de 1931 com 209,6 pontos (estava em 3º da geral); 2º o carro de 1972 com 215 pontos (estava em 1º da geral) e 3º para o carro de 1970 com 255 pontos (estava em 2º da geral).

10.7 - As classificações serão publicadas no site do Organizador - www.cacm.pt e ou no facebook - Clube de Automóveis Clássicos da Madeira.

IV

Prémios

Artº. 11 - No final da competição, o condutor e o navegador, que totalizar o maior número de pontos, será atribuído o título de vencedor do Troféu Madeira Classic Challenge - 2021.

11.1 - Aos vencedores do Troféu Madeira Classic Challenge - 2021, será atribuído o troféu Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, assim como aos restantes concorrentes, até ao 10º lugar. Será atribuído à melhor equipa feminina, no caso de existir no mínimo três inscritas.

11.2 - Os prémios do Troféu Madeira Classic Challenge – 2021 serão entregues no almoço ou jantar de Natal do CACM, em data e local a definir.

V

Reclamações/Apelos – Modificações


Artº. 12 - Qualquer reclamação será analisada pela comissão organizadora.


Sem comentários