Últimos posts

1950, Triumph Mayflower - MD-25-68


Este automóvel integra a lista dos veículos que se associam, nos “Clássicos na Magnólia”, ao 100.º aniversário da “Triumph”.

Triumph Mayflower, de 1950, com a matrícula MD-25-68, pertence a Jaime Noel Pestana Correia.
Está na família há mais de 40 anos. Comprado pelo pai, passaria, depois, para um irmão, até ficar este automóvel.

Em 1990 participou no 3.º Raid Diário de Notícias. 
Ao longo dos anos passou por três grandes reparações, a primeira das quais depois desta prova.
Inclusivamente, a cor foi alterada, passando a ter dois tons de cinza, que enobreceram o veículo.

Jaime Correia, aqui em plena prova, com o número 20 de porta

O Triumph Mayflower é um 4 lugares britânico, conhecido pelo seu estilo moderno. Foi construído pela Standard Motor Company e vendido pela subsidiária da Standard, The Triumph Motor Company . Foi anunciado no British International Motor Show, de outubro de 1949, mas as entregas, incluindo kits completos desmontados para mercados internacionais, não começaram até meados de 1950. 

Um dos 9 protótipos do Triumph Mayflower, "X488", foi testado de fábrica em 5.000 milhas em toda a Europa em 1950, onde usaram a famosa pista de testes na cobertura da Impéria Automobiles, na Bélgica. O Mayflower foi fabricado entre 1949 até 1953. Para ser mais concreto, começou a sair da linha de montagem a 30 de junho de 1950.

A posição de "carro pequeno sofisticado" do Mayflower não encontrou um mercado pronto e as vendas não atenderam às expetativas da Standard. O próximo carro pequeno da empresa, o Standard Eight de 1953, era um carro económico básico de 0,8 litros.

O Mayflower foi uma tentativa de criar um carro pequeno com uma imagem de luxo, mas não conseguiu atingir suas metas de vendas. A Standard anunciou a substituição do Mayflower em um comunicado à imprensa no início de fevereiro de 1952. O anúncio afirmava ainda que a substituição provavelmente não estaria à venda até 1953. 
O Standard Eight , que substituiu o Mayflower, tinha uma especificação básica e era voltado para um tipo diferente de comprador. 
Desde o fim da produção do Mayflower em 1953, não havia nenhum sedã pequeno com o nome Triumph disponível no Reino Unido até o lançamento do Triumph Herald em 1959. O sedã Standard Ten e a propriedade Standard Companion foram vendidos como Triumph nos Estados Unidos da América.

O projeto da suspensão dianteira do Mayflower foi usado no protótipo Triumph 20TS e, com modificações, no Triumph TR2 .
 
No total, foram construídos 35 mil Triumph Mayflower.

Ficha Técnica

Ano: 1950
Marca: Triumph
Modelo: Mayflower
País: Inglaterra
Matrícula: MD-25-68
Motor: 1.247 cc
Caixa de velocidades: 3
 

 
 

 

 

Sem comentários