Austin Ten à venda em 1946
Um automóvel 'Austin Ten' à venda numa loja da Leacock, especializada em veículos motorizados e acessórios de automóveis, situada então na rua da Ponte de São Lázaro com a rua Dr. Brito Câmara. Hoje já não existe visto que todo o quarteirão da Leacock deu lugar ao edifício Funchal Centrum, onde se encontram o Centro Comercial La Vie e hotel The Vine.
Curiosamente, o veículo tem direção à direita.
Neste registo fotográfico da Perestrellos Photographos, de 21 de outubro de 1946, vemos ainda uma mota 'Triumph Speed Twin'.
A fotografia é do Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, e está em depósito no ABM.
O Austin 10 é um pequeno sedã de quatro portas lançado em 19 de abril de 1932 pela 'Austin Motor Company'.
Entenda-se por sedã uma carroceria igualmente denominada berlina, turismo ou três volumes. É um dos tipos mais comuns de carroceria e o formato que a maioria das pessoas atualmente associa com o carro moderno. É comumente aceite que se trata de um automóvel com duas fileiras de bancos, com espaço considerável no banco de trás para três adultos, e um compartimento traseiro, geralmente para bagagens.
O 10 foi o melhor em vendas da marca com produção e atualizações até o ano de 1947. Foi um complemento da linha entre o 'Austin Seven', introduzido em 1922, e o 'Austin Twelve', que recebeu uma atualização em 1931.
Durante a Segunda Guerra Mundial o modelo recebeu uma especificação para atuar junto às Forças Armadas do Reino Unido, tendo sido feitas modificações nas versões sedã e pickup para se adequarem às necessidades das forças britânicas. Naquele período ficaram conhecidos como "Tillies".
Sem comentários