Últimos posts

1933, Singer Nine Le Mans, 16-96-MD


O Singer Nine Le Mans foi comprado no Retromobile de Paris, em França, em 1992, por João Moncada Sampaio.
Depois de o usufruir durante anos, o veículo foi vendido a José Faria.
Em 2012, ao participar na primeira edição do evento que hoje se denomina "Madeira Classic Car Revival", venceu o Concurso de Elegância, numa votação feita pelo público.
 
A Singer Motor Company, com sede em Coventry (UK), remonta à viragem do século XIX para o XX, quando trocou a produção de bicicletas pela construção de automóveis de três e, depois, de quatro rodas. Tornar-se-ia um 'player' sério da indústria' com a introdução do Junior' no final de 1926, um carro leve, inovador e bem construído cuja popularidade colocou o seu fabricante apenas atrás da Austin e da Morris nas vendas britânicas.
O substituto do Junior seria o novo Singer Nine de 1932, que recebeu o nome da classificação de potência tributável de seu motor SOHC, de 31 hp e 972 cc, cujo desenvolvimento foi supervisionado pelo engenheiro da Singer, Leo Shorter.
O Nine estava disponível em muitos estilos de carroçaria, entre eles um alegre carro de turismo aberto, de quatro lugares, que formaria a base para os carros desportivos internacionalmente elogiados a seguir. 
 
O Singer Nine Le Mans foi, diretamente, inspirado nos carros cujo desempenho inabalável surpreendeu e emocionou o seu fabricante e os fãs da marca na prova de Le Mans.
 Esse carro completou 140, voltas ao longo da corrida de 24 horas na referida prova, e terminou em 13.º no geral, levando o troféu Índice de Desempenho. Aquela vitória sublinhou os sucessos recentes que este modelo estava alcançando por pilotos particulares em ralis, rampas e outras provas populares.
Deste modo, a Singer aproveitou a onda e apresentou o Nine Le Mans, em outubro de 1933.
Trata-se de um verdadeiro dois lugares que roda numa estrutura que oferece um centro de gravidade mais baixo.
O Nine Le Mans de estrada partilhou o seu quatro-cilindros SOHC com os carros da equipa de fábrica, que, novamente em 1934, terminaram as 24 Horas de Le Mans com honras.
O Singer Nine é um carro produzido pela Singer Motors Limited de fevereiro de 1933 a 1937, e novamente de 1939 a 1949. 

O Nine foi montado dentro do corpo do anterior Junior, como uma solução para problemas de produção, em 1932, e era conhecido como Junior Nine.

Ficha Técnica

Ano: 1936 (livro) ou 1933 (lista)
Marca: Singer
Modelo: Nine Le Mans
País: Inglaterra
Matrícula:16-96-MD
Motor: 972 cc e 31 cavalos
Caixa de velocidades: 4 e marcha-atrás

 

Sem comentários