Últimos posts

1943, Ford MB - MA-34-76

(José Adelino Ferreira)

O Ford MB, de 1943, com a matrícula MA-34-76, pertence a José Adelino Ferreira. 
Foi adquirido na Madeira, em 2022, tendo empreendido um grande trabalho para introduzir no seu automóvel clássico peças originais.
Historicamente, este veículo foi durante muito tempo do Exército. Posteriormente teria mais um proprietário até passar para o atual que fez a Certificação Histórica do veículo, através do Museu do Caramulo.
Estamos perante uma série limitada que tem participado em diversos eventos como aconteceu nas primeiras edições do Madeira Classic Car Revival.

O jeep Ford MB é muito semelhante ao Willys. E a razão para que tal seja uma realidade assenta nas necessidades impostas pela segunda guerra mundial para ter cada mais quantidades de unidades de veículos deste tipo, com grande versatilidade.
Tudo começa em 1940 quando os Estados Unidos da América - ainda não diretamente envolvidos no conflito - pediram propostas a dezenas de fabricantes de automóveis para a construção de um veículo de reconhecimento ligeiro, adaptado às necessidades no terreno.

Só três responderam: a Bantam, a Willys e a Ford. A urgência uniu as três construtoras e, cerca de um ano depois, apresentaram o primeiro jeep que viria a seu um sucesso mundial.

O primeiro protótipo, Quad, com sistema 4×4, estava pronto ao fim de cerca de dois meses e meio. Daí só seriam produzidos dois jeeps.

Surge, mais tarde, o Willys MA. Apresentava várias alterações que emagreceram o automóvel ao ponto de ficar a cerca 200 quilos da ambicionada meia tonelada pretendida pelo Exército.
Em julho de 1941, foi adjudicado o contrato à Willys-Overland para a produção de 16 mil Willys MB.

O sucesso foi tal que a Willys não tinha mãos para as encomendas, pelo que o Governo norte-americano solicitou à Ford que construísse 30 mil unidades com prerrogativa de não alterar nada do original. Em rigor, desenhos, especificações e caraterísticas técnicas deveriam ser exatamente as mesmas das unidades produzidas pela Willys. 
 
As produções continuaram.

Feitas as contas, durante a guerra, a Willys produziu 363 mil Jeeps e a Ford cerca de 280 mil. Cerca de 50.000 foram exportados para a URSS ao abrigo do programa Lend-Lease. Já a Bantam interrompeu a produção de jipes e, até à aquisição em 1956, fabricou reboques de jipes de duas rodas.

Ficha Técnica

Ano: 1943
Marca: Ford
Modelo: MB
País: EUA
Matrícula: MA-34-76
Motor:  cc
Caixa de velocidades: ...

Resultados da tradução



(José Adelino Ferreira)

(José Adelino Ferreira)

 

Sem comentários