F

Últimos posts

1949, Fiat 500 Topolino - AB-10-ET

O Fiat 500 Topolino, de 1949, com a matrícula AB-10-ET, pertence a Fernão Manuel de Sá Nóbrega, um madeirense a residir e a trabalhar na Suíça.
O veículo foi comprado no país de origem, em Itália, e não necessitou de muitas mexidas. Aconteceu mais ao nível da pintura.

O Fiat 500 é conhecido como Topolino. Trata-se de um modelo de automóvel fabricado pela italiana Fiat, entre 1936 e 1955. Quase 520 mil foram vendidos.
O nome carinhoso traduz, literalmente, ratinho em italiano, mas é também a designação naquele país para o célebre Mickey Mouse.
O modelo tem a particulariudade de ter sido um dos menores automóveis do mundo aquando da sua produção. Apresentou preços competitivos, apesar de, inicialmente, a Fiat admitir que seria mais barato.
O Topolino, Lançado em 1937, conheceu 3 modelos até 1955, todos com pequenas alterações mecânicas e cosméticas. 
Surgiu com um motor de 4 cilindros, com válvulas na lateral do bloco, com um motor refrigerado a água montado na frente do eixo dianteiro de 569 cc. Por essa razão, foi produzido em grande escala. 
Em termos técnicos, o radiador foi instalado atrás do motor, permitindo, assim, um perfil mais aerodinâmico, uma vantagem competitiva, sobretudo tendo em linha de conta qye a concorrência tinha uma grade quase vertical plana. Esta opção permitiu uma grande visibilidade para a frente.
O automóvel tem uma potência de cerca de 13 cv e a sua velocidade máxima é de cerca de 85 km/h.

Ficha Técnica

Ano: 1949
Marca: Fiat
Modelo: 500 Topolino
País: Itália
Matrícula: AB-19-ET
Motor: 569 cc, 13 cv
Caixa de velocidades:...


 

Resultados da tradução

Sem comentários