Últimos posts

1949, Vauxhall Velox - MD-30-05


O Vauxhall Lip Velox, de 1949, com a matrícula MD-30-05, pertence a João José Figueira da Silva.

Até hoje só teve dois proprietários, tendo sido adquirido ao anterior dono em 1989  

Trata-se do primeiro automóvel antigo a ser reparado (totalmente) na família Silva, nas instalações da Welsh Gomes e Aguiar, concessionário Opel, na altura, sendo que, então, já tinham o Sunbeam a aguardar reparação.

Foi comprada à filha do primeiro proprietário, o Sr. Alves, que era funcionário da casa Hinton.
Este veículo, conhecido de João José Figueira da Silva desde a sua juventude (era vizinho), foi adquirido por coração, saudosismo dos tempos de criança.  

Até ao dia de hoje, circula, em perfeitas condições e está exposto com muita satisfação da família.

O Vauxhall Velox é um carro executivo de seis cilindros produzido pela Vauxhall de 1948 a 1965. 
O Velox é um grande carro familiar, competindo diretamente no Reino Unido com o contemporâneo Ford Zephyr de seis cilindros e, em menor grau, com os modelos A90, A95 e A110 Austin Westminster.
Foi apresentado pela Vauxhall pouco antes do London Motor Show em outubro de 1948, como sucessor do Vauxhall Fourteen . 
Entre 1948 e 1957, o Velox compartilhou sua carroçaria com o menos potente Vauxhall Wyvern de quatro cilindros. 
De agosto de 1954 a outubro de 1965, compartilhou a sua estrutura com o mais luxuosamente equipado Vauxhall Cresta , uma tradição que terminou com a introdução do novo PC Vauxhalls. 
O nome Velox foi descontinuado na época em favor do nome Vauxhall Cresta, mais sofisticado, enquanto um novo modelo principal, o Vauxhall Viscount ,foi lançado.

O Velox e seus contemporâneos Opel são lembrados por terem espelhado as tendências de estilo norte-americanas muito mais de perto do que outros modelos europeus da época. Isso ficou particularmente aparente após a introdução em 1957 da versão PA do Velox.
 A potência era entregue às rodas traseiras por meio de uma caixa de câmbio manual de três velocidades com sincronização nas duas relações superiores.

Os extras opcionais incluíam um aquecedor do qual o ar quente era distribuído uniformemente entre as áreas frontal e traseira da cabine de passageiros e que podia ser ajustado para descongelar o para-brisa no inverno ou fornecer ventilação de ar frio no verão. Também disponível por um custo extra estava um rádio AM integrado ao painel frontal.

A carroçaria foi compartilhada com o Vauxhall Wyvern de quatro cilindros, um padrão que continuou com as versões subsequentes do Velox até a introdução do mais compacto Vauxhall Victor no início de 1957. 
Enquanto o exterior do Velox diferia apenas em emblemas, trabalho brilhante adicional e diferentes rodas coloridas, o interior ostentava materiais de assento superiores em relação ao Wyvern, incluindo um apoio de braço central na parte traseira.

Além de serem construídos na fábrica da Vauxhall em Luton, na Inglaterra, os primeiros modelos Velox e Wyvern foram montados na Austrália (por Holden em Melbourne) e na Nova Zelândia, na fábrica da GM em Petone, perto de Wellington.
A produção do Velox LIP também ocorreu na Suíça, onde uma versão van de 400 kg (construída por Geser de Lucerna ) era uma visão comum na década de 1950, servindo como veículos dos correios suíços. Apesar da falta de amortecedores sugerindo o motor Wyvern de quatro cilindros, todas as vans eram Veloxes. Os sedãs convencionais de quatro portas Velox e Wyvern foram montados na fábrica da General Motors em Biel.

Ficha Técnica

Ano: 1949
Marca: Vauxhall
Modelo: Velox
País: Inglaterra
Matrícula: MD-30-05
Motor: 2000 cc
Caixa de velocidades: 3

Resultados da tradução





Sem comentários