Últimos posts

1953, VW Type 1 Zwitter, HH-19-12


O VW Type 1 Zwitter, de 1953, com a matrícula HH-19-12, pertence a José Lomelino de Freitas. Está na família há imensos anos, pois mandado vir para a Madeira pelo avô do atual proprietário.
Saiu de fábrica no dia 9 de dezembro de 1952.

Por isso motivo, nunca necessitou de grandes reparações porque, ao longo dos anos, foi sendo mantido, com normalidade.

Estamos perante um Carocha de transição da marca alemã. Apresenta duas janelas atrás, vidro corta-vento e piscas junto às portas.

Ficha Técnica

Ano: 1953
Marca: VW
Modelo: Type 1 Zwitter
País: Alemanha
Matrícula: HH-19-12
Motor:  cc
Caixa de velocidades: 4


Apresenta um motor boxer de 4 cilindros, 30 cv, 1.131 cc, refrigerado a ar, carburador Solex, caixa manual de quatro velocidades, suspensão independente nas quatro rodas por barras de torção e travões a tambor hidráulicos nas quatro rodas.

Este é um modelo raro “Oval Dash Split-Window”, Zwitter ou “provisório”.

Os VW anteriores a 1968 despertam o interesse dos colecionadores devido à pureza de seu design. Foram construídos com materiais de qualidade e mantiveram o charme dos primeiros carros: painéis de metal, pára-choques cromados, controles simples, encostos baixos e sistemas elétricos de seis volts.
Em 1968, o VW Beetle foi redesenhado para se adaptar aos novos padrões de segurança, incluindo encostos altos, painéis acolchoados e pára-choques de borracha. Para o purista, o Carocha perdeu muito do seu encanto.

Mesmo com um automóvel de alta produção, uma variante rara muitas vezes atrai colecionadores.
Parte de uma mudança de cinco meses dos Carochas construídos de 1 de outubro de 1952 a 10 de março de 1953, o 'Zwitter' (abreviação de Zwitter Kafer alemão, ou besouro híbrido) foi construído com a antiga carroçaria de janela dividida, o novo painel dos novos carros com janela traseira oval e apresentava muitas peças exclusivas da Zwitter, como uma luz de teto exclusiva e outros acabamentos internos.

Os Carochas com janelas divididas foram produzidos de 1948 até o final de 1952 e são considerados possuidores da essência purista do design original.
Durante o verão de 1952, Wolfsburg mudou as linhas de produção da janela dividida para a janela oval. O Zwitter foi montado com janela dividida, mas foi usado acabamento cromado em vez de alumínio. Também receberam janelas de ventilação nas portas e um painel pressagiando o dos carros com janela oval. As diferenças menos óbvias eram as luzes interiores, um botão de arranque, acabamentos cromados, pára-choques, faróis, lanternas traseiras e filtro de ar.




Sem comentários