Clássica Caminho dos Pretos vai homenagear Zeca Cunha
Em termos históricos, a participação de Zeca Cunha, em 1965, na 7.ª Volta à Ilha da Madeira, com um Triumph TR4, fez história, ao alcançar a primeira vitória, conseguida por um piloto natural da Madeira, naquela que viria a ser a prova automobilística europeia com maior longevidade.
Seguiram-se muitas outras participações na Volta à Ilha da Madeira e noutras provas automobilísticas na Madeira, também nos Açores, na Ilha de São Miguel (2.º lugar em 1965) e em Portugal Continental, onde o automóvel permaneceu desde novembro de 1968 até ao ano de 2014, passando pelas mãos de 4 diferentes proprietários.
Depois de 46 anos em território nacional, o Triumph voltou a ver a luz do sol e a encontrar um proprietário madeirense que o devolveu à Madeira dando início ao seu restauro. Um trabalho minucioso que permitiu que esteja onde alcançou as suas maiores vitórias e onde deliciou milhares de entusiastas da modalidade.
O Triumph TR4 depois de uma recuperação exemplar parece ter saído de fábrica (fotografia Paulo Camacho) |
O estado descuidado em que se encontrava o veículo motivou uma intervenção profunda que decorreu ao longo de quase 5 anos.
Os trabalhos de restauro envolveram intervenções ao nível da mecânica, da chapa e do interior, assim como da parte elétrica e da pintura, sendo devolvido ao carro a mesma cor preta com que saiu da fábrica, passados mais de 56 anos.
Durante todo este exigente processo o atual proprietário privilegiou a utilização das componentes originais do veículo, preservando-as e recuperando-as, respeitando a importância histórica do mesmo e optando por uma reconstrução rigorosa e pormenorizada.
O Clube de Automóveis Clássicos da Madeira CACM/promotor da edição de 2019 da maior exposição de automóveis clássicos de Portugal, deu destaque ao Triumph TR4, considerando-o, pelo seu significado histórico, “Convidado de Honra", o que permitiu a sua exposição destacada à entrada do evento.
O júri dos Concursos realizados, na edição de 2019 do ‘Madeira Classic Car Revival’, atribuiu-lhe o prémio de melhor restauro, o que veio reconhecer o percurso realizado na sua recuperação e relevar o trabalho realizado por todos os que se entusiasmaram no respetivo processo.
Sem comentários