F

Últimas notícias

Carro da Semana: Triumph TR4

O Triumph TR4 em plena Volta à Ilha da Madeira, que viria a vencer
(créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atlier Vicente's)

O “Carro da Semana” de hoje é um Triumph TR4 com a matrícula MD-42-93. Foi produzido em Inglaterra, em setembro de 1964 e preparado conforme as especificações técnicas solicitadas pelo seu primeiro proprietário que o encomendou através da conhecida empresa importadora local ‘The Madeira Supply Company Lda.’.
A fotografia é um registo do carro na '7.ª Volta à Ilha da Madeira', no dia 27 de junho de 1965, aqui tripulado por Zeca Cunha numa passagem pela Ribeira Brava, na ilha da Madeira.
O piloto madeirense viria a vencer a prova em cujo pódio estiveram igualmente Alfredo César Torres, em Cooper S, e Manuel Martins Teixeira, igualmente num Cooper S. Foi o primeiro piloto da Madeira a conseguir ganhar a Volta à ilha.
Este carro ainda existe e está perfeito, depois de ter sido adquirido pelo atual proprietário no Continente num estado muito degradado, e trazido para a Madeira.
Em termos históricos, depois deste rali, seguiram-se muitas outras participações na Volta à Ilha da Madeira e noutras provas automobilísticas na Madeira, também nos Açores, na Ilha de São Miguel (2.º lugar em 1965) e em Portugal Continental, onde o automóvel permaneceu desde novembro de 1968 até ao ano de 2014, passando pelas mãos de 4 diferentes proprietários.

Regresso à Madeira depois de 46 anos
 
Depois de 46 anos em território nacional, o Triumph voltou a ver a luz do sol e a encontrar um proprietário madeirense que o devolveu à Madeira dando início o seu restauro
O estado descuidado em que se encontrava o veículo motivou uma intervenção profunda que decorreu ao longo de quase 5 anos. Os trabalhos de restauro envolveram intervenções ao nível da mecânica, da chapa e do interior, assim como da parte elétrica e da pintura, sendo devolvido ao carro a mesma cor preta com que saiu da fábrica, passados mais de 56 anos.
Durante todo este exigente processo o atual proprietário privilegiou a utilização das componentes originais do veículo, preservando-as e recuperando-as, respeitando a importância histórica do mesmo e optando por uma reconstrução rigorosa e pormenorizada.

Recuperação rigorosa reconhecida
 
O Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, promotor da edição de 2019 da maior exposição de automóveis clássicos de Portugal, deu destaque a este Triumph TR4, considerando-o, pelo seu significado histórico, “Convidado de Honra", o que permitiu a sua exposição destacada à entrada do evento.
O júri dos Concursos realizados, na edição de 2019 do ‘Madeira Classic Car Revival’, atribuiu-lhe o prémio de melhor restauro, o que veio reconhecer o percurso realizado na sua recuperação e relevar o trabalho realizado por todos os que se entusiasmaram no respetivo processo.

Sem comentários