Últimos posts

Rui Vieira da Silva lança livro: Um Contributo para a História do Automobilismo Desportivo na Madeira


“Um Contributo para a História do Automobilismo Desportivo na Madeira”.
 Assim se chama o novo livro lançado esta tarde no Club Sports Madeira, no Funchal.

Uma dedicatória de Rui Silva, a quem muito agradecemos.

A apresentação esteve a cargo do diretor de prova do Rali Vinho Madeira, Pedro Melvill Araújo, e contou com as presenças do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e do presidente da direção do CSM, Paulo Fontes, além de muitos convidados, entre os quais pilotos de ralis madeirenses conhecidos como Rui Conceição, Emanuel Pereira e Vasco Silva, entre outros. 

📷 fotografia de Miguel Moniz 📷

Todos os oradores foram unânimes nos elogios ao trabalho de Rui Vieira, que, ao usar da palavra, realçou o papel preponderante de Eduardo Jesus para que a obra chegasse, finalmente ao prelo. 

É uma obra da autoria de Rui Vieira da Silva, numa edição da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura.


O livro, com 240 páginas, resulta de uma investigação que durou uma década, permitindo apresentar uma informação cronológica abrangente sobre a competição automóvel na Madeira, desde as primeiras experiências automobilísticas nas décadas de 30 e 40 do século XX, passando pelas competições que começaram na década de 50, sobretudo a partir de 1959 com a ‘I Volta à Ilha da Madeira’.  

Nele se podem conhecer as rampas, os ralis, as gincanas e os circuitos que, entre 1960 e 1979, animaram as estradas da ilha, não só com textos, mas com diversas fotografias de época que enriquecem de sobremaneira a obra, muitas cedidas por particulares para nela figurarem.

Rui Vieira da Silva, também ele participante em eventos deste género, aborda igualmente as participações de pilotos madeirenses em provas fora da Madeira, nas décadas de 60 e 70 do século passado, nomeadamente no continente, nos Açores, e nas ilhas Canárias.

Estamos, assim, perante um livro enriquecedor, sobretudo para os aficionados da competição automóvel, que assenta no saber adquirido pelo autor através da sua experiência e também dos registos resultantes da sua investigação de notícias de jornais e outros, no Arquivo e Biblioteca da Madeira.

Sem comentários