1947, Sunbeam Talbot Open Tourer 2 Litre - SN-11-46
O primeiro dono foi João Gonçalves Henriques que o ganhou no início dos anos 50 no Casino da Póvoa de Varzim, no continente, e que chegou a fazer com o automóvel uma viagem até à Suécia.
Depois, trouxe-o para a Madeira.
É nas mãos do anterior dono que Rui Cirilo tem o primeiro contacto com o automóvel e que o vê a necessitar de um restauro.
Confessa que gostou imenso, pelas suas linhas, caraterísticas e, em
particular, pela beleza.
Na sua história, entra outro grande entusiasta de automóveis clássicos, o João Augusto de Sousa que, nos anos 80, o encontrou no Funchal,
num estado lastimoso. Era de um seu amigo que, ao fim de anos de
insistência, resolveu oferecer-lhe.
Começou, então o restauro desta viatura, terminado pelo atual proprietário, que o mantém em perfeito estado de conservação.
No restauro, toda a parte da estrutura de madeira foi feita por um mestre que trabalhava em barcos. A parte de chapa, que cobria a estrutura de madeira, e os guarda-lamas, foram recuperadas nas antigas oficinas do Leacock.
Estamos perante um carro muito evoluído, na altura, merecendo honras nos pergaminhos da venda, onde sobressaiam os travões muito eficazes, com diâmetro de 16 polegadas, caixa de 4 velocidades, suspensão mais cómoda e isolamento em relação aos ruídos do pavimento e do próprio escape, para maior comodidade dos passageiros.
A produção deste veículo começou em setembro de 1939. A segunda grande guerra interrompeu, tendo vindo a reiniciar em 1945, prolongando-se até 1948.
Tem 2 L de cilindrada e 56 cv, motor de 4 cilindros em linha, montado em posição longitudinal dianteira, com carburador invertido Stromberg D.B.A. 36.
Pesa 1.200 kgs e tem uma velocidade máxima 110 km/hora.
Os comandos das luzes e do pisca ficavam integrados no volante, o que era uma invenção na época.
Curiosamente, um dia, um casal inglês falou com Rui Cirilo Silva para referir que tinha trabalhado na fábrica da Sunbeam Talbot, quando era novo. E, não escondendo a emoção, disse que nunca pensa encontrar um exemplar da sua fábrica numa ilha tão longe no meio do Atlântico.
O Sunbeam-Talbot 2 Liter é um automóvel fabricado pela Sunbeam-Talbot no Reino Unido de 1939 a 1948. Era oferecido em sedã esportivo de 4 luzes, coupé drophead quarteto e tourer esportivo de 4 lugares estilos de carroceria, bem como um esportivo de 2 lugares. A produção foi suspensa devido à Segunda Guerra Mundial e foi retomada em 1945.
1.306 exemplares do 2 Litros foram produzidos em 1948, ano em que foi substituído pelo Sunbeam-Talbot 90.
Sem comentários