F

Últimas notícias

Jaguar assinala este mês 60 anos do E-type

A coleção Jaguar E-type 60 comemora o lançamento de março de 1961 com especificações exclusivas de edição limitada de tributo
(crédito: www.jaguar.com/classic)



A Jaguar celebra este mês o 60.º aniversário do icónico “E-type”. Para o efeito, criou 6 pares combinados do famoso tipo “E” para assinalar a efeméride do carro desportivo.
Cada par ‘E-type 60 Edition’ homenageia dois dos mais antigos e famosos Jaguar E-types que desempenharam papéis essenciais na revelação do carro na sua estreia mundial em Genebra, Suíça, no Salão Automóvel, em março de 1961.
Foram nomeados, na altura, ‘9600 HP’ e ‘77 RW’ em referência às placas de matrícula dos dois carros dirigidos durante a noite de Coventry para a Suíça.

Jaguar E-types '77 RW 'e' 9600HP 'fornecendo unidades de demonstração em Genebra, 1961. Foto com o importador belga Jaguar Jacques de Clippel
(crédito: JDHT)

As 12 viaturas foram restauradas fielmente, em grande parte para especificações de fábrica, mas com algumas concessões subtis à atualidade.
O motor de seis cilindros em linha de 3,8 litros mantém-se. Contudo, apresenta um sistema de refrigeração aprimorado e ignição eletrónica. Os 265 cv seguem para o eixo traseiro por meio de uma nova caixa manual de cinco velocidades sob medida com sincronismo em cada relação e corte helicoidal de engrenagens para mudanças mais suaves.
A Jaguar Classic instalou igualmente um sistema de escapamento de aço inoxidável em vez do aço macio original.

No conjunto, os carros são praticamente idênticos aos seus homólogos históricos, até as suas pinturas com os tons usados em referência às viagens noturnas de alta velocidade para a Suíça pelo relações públicas da Jaguar, Bob Berry, e pelo lendário mecânico Norman Dewis. Foram dirigidos diretamente de Coventry na noite anterior ao lançamento. Um carro era conduzido pelo diretor de relações públicas, Bob Berry, que conseguiu chegar com minutos de antecedência para as demonstrações, e, o outro, teve ao volante o lendário engenheiro de teste e desenvolvimento da Jaguar, Norman Dewis, que foi instruído a “largar tudo” e dirigir também durante a noite de Coventry para Genebra um roadster British Racing Green. Ambos os carros foram usados ​​para testes de estrada pelos media naquele dia que provaram que o desempenho sensacional do carro - incluindo a sua velocidade máxima de 150 mph/hora (241 km/hora) - combinava com as suas linhas inspiradas em aviões a jato afiadas em um túnel de vento pelo aerodinamicista Malcolm Sayer.


(crédito: www.jaguar.com/classic)

Nos renovados carros existem uns toques propositados para assinalarem os 60 anos, como um sistema de informação e entretenimento moderno da Jaguar, crachás personalizados e um mapa de rotas acabado à mão gravado na consola central os diferenciam dos E-Tipos padrão.
Para o coupé, o mapa da rota é acompanhado pelas famosas palavras do fundador da Jaguar, Sir William Lyons a Berry ao chegar a Genebra: “Pensei que nunca chegaria aqui”.
No descapotável, a frase é trocada por “Largue tudo e venha agora”, que foi o que Lyons disse a Dewis por telefone quando percebeu que precisava de um segundo carro imprensa em Genebra.
Apresentam vários detalhes de design comemorativos do aniversário, criados em conjunto com o diretor de design da Jaguar, Julian Thomson.
 
(crédito: www.jaguar.com/classic)

Cada par da coleção ‘60 E-type’ inclui um cupê Flat Out Grey '9600 HP' e um roadster Drop Everything Green '77 RW', com formulações de pintura exclusivas reservadas exclusivamente para esses carros.
Os interessados ​​em comprar estes carros exclusivos devem entrar em contato com a Jaguar Classic sendo que, mais para a frente, os proprietários serão convidados a participar nas viagens do E-Type, refazendo a rota de Berry e Dewis de Coventry a Genebra para criar as suas próprias memórias do E-Type.
Os preços não foram divulgados. No entanto, fala-se que um par pode custar cerca de £650.000, o que perfaz cerca de €760.000.

(crédito: www.jaguar.com/classic)

Homenagem duradoura

Dan Pink, diretor da Jaguar Classic, sublinha que o Jaguar E-type “é um ícone genuíno, tão sensacional hoje quanto na altura em que foi revelado em 1961. É uma prova do avançado design e engenharia que ainda pode ser apreciado e admirado com tanta paixão seis décadas depois”.
Acrescenta que “a coleção E-type 60 é uma homenagem duradoura para os admiradores do E-type, honrando o legado do carro e as conquistas da equipe que o criou, muitos dos quais têm descendentes que trabalham para a Jaguar Classic hoje, restaurando, mantendo e protegendo o prazer à prova de futuro para as gerações vindouras”.
 
(crédito: www.jaguar.com/classic)

Refira-se ainda que a marca desenvolveu um conjunto muito vasto de merchandising com o intuito de assinalar os 60 anos sendo que podem ser conhecidas mais informações acerca da coleção E-type 60 através do link institucional da empresa: www.jaguar.com/classic.

Sem comentários