F

Últimas notícias

Carro da Semana: O modelo W 196 da Mercedes-Benz, no Funchal

(créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes)

Automóvel de competição Mercedes-Benz, modelo W 196, com o n.º 104 na porta, no interior do stand representante da marca no Funchal, em 1955, ano em que venceu a prova "Targa Florio".

Observa-se um cartaz à direita, com a seguinte inscrição:

"A fábrica "Daimler-Benz", fabricante dos carros da marca "Mercedes-Benz, teve a gentileza de enviar da Alemanha para dar a conhecer ao público madeirense, um dos seus invencíveis e mundialmente famosos carros de corridas que conquistaram os campeonatos mundiais de 1953-54-55. Este bólide segue para Lisboa, onde será também exposto ao público regressando depois à fábrica."

Este carro constitui um dos célebres "flechas de prata" da Mercedes, designado por W 196, por causa de um outro modelo da marca, o RW 196.
Foi o mais trabalhado pela equipa de Alfred Neubbauer. Era considerado por Juan Manuel Fangio o carro perfeito, que todos os pilotos sonhavam conduzir um dia.
Havia duas versões. Esta, modelo W 196, era dinâmica que quase voava nas pistas rápidas, como em Reims ou em Monza, e que acabou por ser conhecida como monoposto.
Ostenta o nº. 104 com que venceu o "Targa Florio" de 1955. No mesmo ano, venceu também as "Mile Miglia" com Stirling Moss ao volante, com o nº. 722, com um carro de dois lugares.
Estes carros dispunham de um motor de 8 cilindros em linha, com 2982 c.c. de cilindrada que desenvolvia 336 cv. de potência.

Sem comentários