Últimos posts

1925, Ford T, 71-12-FP

 


O Ford Modelo T foi o produto da marca americana Ford que popularizou o automóvel e revolucionou a indústria automobilística. Foi produzido de 1908 a 1927.
Este automóvel pertence a Artur Jorge Abreu Batista.

Curiosamente, é o único modelo T na Madeira com a cor preta. Aliás, acerca desta matéria, entre 1915 e 1926, foi sempre pintado de preto. Henry Ford dizia que a Ford estava disponível em qualquer cor "desde que seja o preto".
O carro é de 1925, modelo Roadster, e foi adquirido por Artur Batista em fevereiro de 2003, a um stand no Porto. Tem jantes em madeira
O automóvel tinha vindo para Portugal cerca de cinco anos antes.
Mantém a originalidade, pois o novo proprietário optou por manter as mesmas peças, com quase cem anos.
A sua condução, nada tem que ver com os carros “normais”.
Tem três pedais, como o carro convencional, mas o da direito é para abrandar (pois não tem travões, apenas abranda no diferencial), o do meio é para fazer marcha atrás e o da esquerda é para andar em primeira ou segunda.

Para andar em primeira velocidade é preciso estar sempre a premir o pedal e soltando-o ele passa para a segunda velocidade ( o carro tem apenas duas velocidades). Se o pedal da esquerda estiver sensivelmente a meio, ele está em ponto morto e posso premir o do meio para fazer marcha atrás.
O acelerador é no manípulo junto ao volante.
Com este carro, Artur Batista já fez três provas (Volta à Ilha da Madeira- conseguiu concluir duas delas – o que considera uma conquista hercúlea atendendo a que o carro tem apenas duas velocidades, não tem travões nem bomba de água e conseguir fazer todo este trajecto- e na primeira tive uma avaria mecânica ) e outras provas de regularidade e passeios.

O Modelo T foi desenvolvido e fabricado pela empresa norte-americana Ford, entre os anos de 1908 e 1927.
Foram construídos mais de 15 milhões de unidades do Modelo T.

 Ficha Técnica

Ano: 1925
Marca: Ford
Modelo: T
País: Estados Unidos da América
Matrícula:71-12-FP

Sem comentários