Últimos posts

Mercedes-Benz 300 SL, de 1955, sobressai no MCCR

O Mercedes-Benz 300 SL, de 1955

O Madeira Classic Car Revival (MCCR) que ontem começou no Funchal tem, em cada edição, um automóvel Convidado de Honra, convidado pela organização atendendo à sua importância, raridade ou por outro motivo que mereça ser destacado. O evento, que este ano terá a 10.ª edição e que conta com a presença de cerca de 460 veículos históricos e clássicos (entre automóveis, motas e bicicletas), é organizado pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira e conta com o principal apoio por parte do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

Até hoje foram relevados nesta categoria 9 veículos.

O automóvel convidado de 2023 do MCCR é o Mercedes-Benz 300 SL, de 1955, do Museu do Caramulo. Trata-se de um automóvel com matrícula FH-24-97, com 2.996 cc, 6 cilindros e 240 cv de potência.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, considera que o Madeira Classic Car Revival “qualifica a oferta de conteúdos e coloca a Região Autónoma ao nível dos maiores eventos semelhantes a nível internacional”. Por isso mesmo, sublinha que o Governo Regional “reconhece a importância da iniciativa e mantém o principal apoio para que o evento continue o seu movimento de crescimento sustentável”.

Eduardo Jesus agradece ao Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, ao seu presidente e toda a direção e equipa, pela organização de mais esta edição, a todos os patrocinadores e voluntários, e, ainda, dedica uma palavra especial aos proprietários que, participando no evento, se constituem como parte ativa da nossa oferta cultural.

Em termos históricos, o último Convidado de Honra, o ano passado, foi um Singer - Modelo Porlock Sport 8 cavalos, two seater boat tailed.

É um carro com um grande palmarés. Foi vencedor do 1.º Circuito Cidade do Porto, conduzido pelo mestre Fernando Palhinhas, e triunfou posteriormente em várias provas.

Em 2021, na Auto Clássicos, recebeu primeiro prémio no concurso de elegância. Foi o veículo mais antigo e com maior palmarés.

Em 2019, o automóvel Convidado de Honra foi o Triumph TR4, de 1964.

Este mesmo exemplar ganhou o Rali Volta à Ilha da Madeira de 1965, sendo a primeira vez que um piloto madeirense conquistou a prova rainha do automobilismo insular. Tratou-se do conhecido Zeca Cunha.

Depois de ter estado, durante mais de 40 anos, no território continental voltou à Madeira em 2014. Foi recuperado durante 5 anos e apresentou-se a concurso e venceu o Restauro de 2019.

Na edição de 2018, a organização achou que era altura de homenagear não só as viaturas mais antigas das corporações de bombeiros da Região como os próprios bombeiros por tudo aquilo que faziam em prol da população da Madeira.

Nesse ano, em exposição estiveram 3 viaturas: um Land Rover Series 1 86 4X4, de 1957, um Willys Whippet, de 1929, e um Merryweather, de 1924, sendo de realçar o perfeito estado de conservação destas 3 viaturas.

No ano de 2017 o automóvel convidado foi o Fiat 509 A Spider, de 1926, de Gonçalo Pereira, que o adquiriu em 2008, recuperando-o posteriormente.

Estamos perante o veículo que não tem bomba de gasolina, chegando a gasolina ao carburador por gravidade. A caixa de velocidades não é sincronizada e não dispõe de pedal de acelerador do lado direito e sim ao meio. Das 92 mil unidades produzidas com diversas carroçarias, é o único conhecido em Portugal.

Em 2016 o Convidado de Honra foi o autocarro Chevrolet, de 1929. Com uma uma lotação para 17 passageiros, pertence à Empresa de Automóveis do Caniço. É o autocarro sobrevivente mais antigo e está completamente restaurado.

No ano de 2015, o convidado foi o Adler 9/24 Torpedo, de 1921, então propriedade de Fernando Lemos Gomes. Hoje integra a coleção da Região Autónoma da Madeira.

Tem a grande particularidade de ser o automóvel mais antigo em circulação, matriculado na Madeira.

Tem uma longa história que começa pela sua importação para a Madeira em 1921 pelo agente local, ano em que transportou o Imperador Carlos de Áustria (mais tarde Beato Carlos) a quando da sua estada na Madeira.

Foi comprado pelo anterior proprietário em 1967, encontrando-se em aparentes boas condições de conservação. Em 1995, iniciou-se o restauro depois de transportado para o Estoril.

Cumprido um trabalho minucioso em todos componentes, o Adler surgiu revigorado, passando a ser estrelas em eventos, onde conquistou diversos prémios de restauro, e em publicações.

Em 2014, o Convidado de Honra foi o Stander 8A Tourer, de 1938. É um sobrevivente dos que participaram no 1º “Rallye” Automóvel da Madeira e “Ginkana” de Automóveis, promovido pelo Rotary Club do Funchal, em 1948.

Entre 1985 e 1989, já propriedade de um novo dono, foi integralmente restaurado.

Em 2013, o distinguido foi um Ford Model T, de 1912. Um veículo da marca americana que popularizou o automóvel e revolucionou a indústria automobilística. Foi produzido de 1908 a 1927.

Este Ford T está impecavelmente restaurado, tendo sido adquirido e restaurado por Ramiro Jorge, que o trouxe da África do Sul.

Finalmente, em 2012, o convidado de Honra do primeiro evento foi o Mercedes Benz D300, de 1952, da Região Autónoma da Madeira. Este descapotável de 2.993 cm3 e 150 cavalos, ficou mundialmente conhecido como Mercedes Adenauer.

Passou pelas mãos de privados na Madeira e, posteriormente para entidades públicas.

O Madeira Classic Car Revival conta com o envolvimento dos diferentes grupos e clubes monomarcas existentes na Região.

Sem comentários